Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bertolonia hoehneana Brade CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-10-2011

Criterio: B2ab(iii);C2a(ii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Bertolonia hoehneana Brade é endêmica do estado de São Paulo, onde foi considerada uma espécie "Criticamente em Perigo" (CR) de extinção. Os poucos espécimes de herbário conhecidos representam coleções históricas, com mais de 120 anos, não havendo até o momento qualquer coleta recente nessas regiões (Baumgratz 2009). Entretanto, Bertolonia hoehneana Brade ocorrem em apenas uma localidade do município de São Paulo e apresenta uma AOO de apenas 8 Km². A região sofreu sérios impactos antropogênicos, devido a transformação da paisagem. E hoje está sujeita a declínio constante na qualidade de habitat. Se a espécie ainda puder ser encontrada na natureza, provavelmente será dentro de unidades de conservação. Assim, estima-se que existam menos de 250 indivíduos vivos, todos concentrados em uma única subpopulação. Por estas razões, a espécie foi considerada como "Criticamente em Perigo" (CR), Possivelmente "Extinta na natureza" (EW).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bertolonia hoehneana Brade;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Difere de B. nymphaeifolia e B. sanguinea pelo pecíolo glanduloso-pontuado, pétalas menores, com base curtamente unguiculada, estames e estiletes menores e fruto com eixos placentários menores e rugosos (Baumgratz, 1990).

Distribuição

Ocorre no estado de São Paulo (Baumgratz, 2010).É endêmica do estado de São Paulo, onde foi considerada uma espécie criticamente em perigo de extinção, pois os poucos espécimes de herbário conhecidos representam coleções históricas, com mais de 120 anos, não havendo até o momento qualquer coleta recente nessas regiões (Baumgratz, com. pess.).

Ecologia

Erva de 25 a 45cm de altura (Baumgratz, 1990) que ocorre em Mata Atlantica (Baumgratz, 2010). Coletada com flores e frutos em Janeiro, Fevereiro e Novembro (Baumgratz, com. pess.).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes ​Resta menos de 7% da cobertura original de Mata Atlântica, que foi intensamente degradada pela perda de habitat, vinculada à retirada de lenha, exploração ilegal de madeira, caça, extrativismo ilegal e invasão de espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Provavelmente extinta (EX). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP,2004).

Referências

- BAUMGRATZ, J. F. A. O Gênero Bertolonia Raddi (Melastomataceae): Revisão Taxonômica e Considerações Anatômicas. Arquivos do Jardim Botânico do Rio Janeiro, v. 30, p. 69-213, 1990.

- BAUMGRATZ, J. F. A. Bertolonia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009413>. Acesso em: 3/5/2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Bertolonia hoehneana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bertolonia hoehneana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/10/2011 - 13:46:16